maio 28
Quer deixar sua loja ainda mais atrativa? 
Confira 3 dicas que vão te ajudar!

Quer deixar sua loja ainda mais atrativa? Confira 3 dicas que vão te ajudar!

 

Uma loja convidativa é o primeiro passo na hora de aumentar o seu fluxo de clientes – e, consequentemente, melhorar a sua taxa de conversão.

Quer saber como deixar o ambiente da sua loja ainda mais agradável e atrativo? Então vem com a gente, que a gente já te explica!

 

Por que investir em atratividade?

 

157390-ougqi9-539

 

O varejo hoje já não funciona como há dez ou vinte anos atrás. Naquela época, o foco de qualquer loja era enfrentar a concorrência direta instalada no mesmo município – ou, quando muito, em algum centro comercial próximo.

Estamos falando de uma concorrência em pequena escala: a loja do outro lado da rua, no final da avenida ou em um bairro vizinho – ou seja, um outro varejista atuando nas mesmas condições e com, basicamente, as mesmas ferramentas que você na hora de conquistar os clientes.

Hoje, a realidade é muito diferente. Com a expansão do acesso à internet, a sua loja – querendo ou não – acaba inserida em um mercado varejista global. O preço e os atrativos oferecidos por empresas do mundo todo estão à disposição da sua clientela, que pode vir a ser atraída pelas ofertas do e-commerce.

É claro que tudo tem o seu lado bom: afinal, as possibilidades de marketing que se desenvolveram graças à internet podem trabalhar igualmente a favor da sua loja.

Uma boa estratégia de marketing digital vai garantir que você alcance uma quantidade de leads muito maior, colocando em funcionamento um modelo de funil de vendas expandido, modernizado.

O essencial para garantir os melhores resultados em suas vendas é, sempre, conseguir que a sua loja se destaque das demais. A grande questão que se coloca então é: como, em meio a tanta concorrência, a sua loja vai conseguir despertar o interesse do seu potencial cliente?

 

 

Despertando o interesse do consumidor: por onde começar?

 

1. Invista em sua vitrine

A vitrine é o cartão de visitas da sua loja. Por isso, capriche!

Na loja física, vale empregar com criatividade elementos relacionados a datas temáticas, como dia das mães e dia dos namorados. Contudo, lembre-se que para conseguir se destacar das demais lojas, é preciso sair do lugar comum.

Já para a loja virtual, considere sua landing page como uma vitrine: ela deve fornecer ao seu cliente – de forma clara e facilmente acessível – as informações necessárias para garantir que ele permaneça na sua webpage.

Em ambos os casos vale sempre prezar pela harmonia dos elementos visuais! Busque manter uma paleta de cores harmoniosa tanto na sua landing page, quanto na vitrine – evitando o contraste com as cores dominantes da marca e do espaço físico da loja. Evite a todo custo a poluição visual: mais vale acrescentar um link para informações específicas, do que correr o risco de deixar escapar uma venda…

 

 

2. Invista na área da sua loja

Garantir que a área da sua loja seja bem arejada, com uma iluminação agradável e um bom esquema de cores é um diferencial tão importante para suas vendas quanto garantir que haja uma boa recepção por parte da sua equipe de vendas.

Para encontrar a disposição ideal, coloque-se sempre no lugar do consumidor. Avalie a navegabilidade da sua loja – e isso vale também para as lojas físicas! Verifique se é possível andar com conforto em corredores claramente demarcados.

Evite a poluição visual: um ambiente mais clean coloca em destaque o seu produto e facilita o trabalho de conversão da sua equipe de vendas.

Sempre que possível, busque expor produtos relacionados próximos. Assim, se a sua loja atua na área de varejo de roupas, que tal dispor em uma mesma área o conjunto roupa e acessórios?

O mesmo princípio pode ser aplicado a basicamente qualquer área e favorece a compra por impulso.

 

 

3. Invista em marketing digital

Para ser atrativa, a sua loja precisa ser vista e conhecida. E, vivendo em uma época tão digitalizada quanto a nossa, é impraticável pensar a divulgação da sua marca sem uma boa estratégia de marketing digital.

Ainda que sua operação seja baseada em vendas físicas, por que não investir em um meio com o potencial de alcançar o seu cliente em qualquer lugar, a qualquer hora?

Um bom primeiro passo é possuir um blog da sua marca atualizado regularmente e com conteúdo relevante – não apenas mera propaganda. Busque despertar interesse na sua marca, trabalhando conteúdos que sejam do interesse do seu público-alvo.

Perfis em redes sociais são outra boa forma de garantir que o seu público-alvo conheça a sua marca. E mais: ao colocar sua marca nas redes sociais, você favorece uma comunicação mais rápida e ágil com o cliente – o que, no longo prazo, é um fator que pode influenciar a fidelização.

Um relacionamento mais personalizado com o cliente é igualmente um diferencial na hora de garantir que sua loja se mantenha atrativa. Pesquisas de satisfação, aplicativos de gestão do relacionamento com o cliente e gestos simples, como o envio de mensagens de aniversário, são sempre uma boa forma de lembrar ao seu cliente que você não o vê apenas como um número a mais.

Valorizar o cliente e investir nesse relacionamento é certamente a melhor forma de garantir a projeção da sua marca no mercado!

 

Ei, psiu! Não vá embora ainda não… conta para a gente aqui nos comentários: como você faz para deixar a sua loja mais atrativa?

 

Deixe o seu comentário: