jan 10
loja-de-roupa-araras-planograma

Planograma: 4 razões para a sua loja ter um

Os consumidores mais atentos podem achar que algumas lojas têm funcionários distraídos. Isso porque a distribuição de algumas mercadorias parece ser feita ao acaso. Por exemplo, em algumas lojas vemos roupas de verão próximas a itens como meias. Isso não parece ter sentido, não é mesmo?

Mas acredite, pode ser uma estratégia certeira! Se você nem imagina o motivo, está na hora de aprender sobre o que é um planograma.

Planograma: o que é?

No exemplo acima, as lojas podem ter percebido, por meio de pesquisas, que muitos consumidores vão comprar roupas da estação, e que acabam aproveitando a oportunidade para comprar itens mais baratos, como meias e roupas íntimas. Assim, lembrar o cliente dessa necessidade de compra pode aumentar as vendas desses produtos.

A disposição dos produtos nas prateleiras não pode ser feita ao acaso, sem nenhuma estratégia. E é aí que entra o planograma, um mapa, desenvolvido pela área de marketing, que mostra como os produtos devem ser distribuídos nas gôndolas e nas prateleiras.

Por que ter um planograma?

Facilita a reposição das mercadorias na loja

Com um planograma, é possível identificar os produtos que têm mais saída e quais estão tendo uma baixa demanda. Com isso, repor as mercadorias se torna uma tarefa mais embasada e controlada. Além de ajudar o trabalho do setor de compras.

Cria um padrão entre filiais da mesma empresa

Essa ferramenta permite a padronização do processo de montagem de prateleiras e de vitrines, já que documenta todas as decisões tomadas na hora de organizar a disposição das mercadorias. Essa vantagem é particularmente fundamental para empresas que contam com mais de uma filial.

Assim, o cliente se sentirá confortável nas lojas, mesmo que seja a primeira vez dele em uma cidade.

Auxilia na organização do espaço físico com antecedência

O planograma possibilita ao empreendedor o planejamento do espaço físico da loja antes da inauguração, ou antes, do lançamento de algum novo produto, por exemplo. Com ele, é possível estimar onde cada item vai ficar disposto antes de tomar a decisão — e isso evita retrabalhos. Desse modo, o espaço físico auxilia na estratégia de venda.

planograma-loja-de-roupas-organizacao

Melhora a estratégia no PDV

Por ajudar na organização das mercadorias, o planograma auxilia o empreendedor a pensar estrategicamente o posicionamento de cada um dos itens — como vimos no exemplo da roupas de verão e meias.

Como fazer um planograma?

Ferramentas digitais são sempre ótimas alternativas para facilitar a rotina de lojistas. É possível montar um planograma por meio de softwares especializados, disponíveis para download na internet.

Mas o mais importante é que o planograma responda a algumas perguntas da empresa para ser eficiente. Por exemplo:

  • Que produtos e marcas merecem destaque na exposição?
  • Essa distribuição é acessível ao consumidor?
  • Quais itens devem ficar próximos ao caixa?
  • Existe a possibilidade de criar ofertas de acordo com a proximidade de determinadas mercadorias?

vendedores-organizacao-estoque-planograma

Como essa ferramenta é influenciada pela relação entre fornecedor e comerciante?

É de interesse do fabricante que seus produtos tenham boa saída, já que as lojas têm que ter necessidade em comprá-los novamente. Por isso, muitas estratégias de distribuição dos produtos são incentivadas por empresas que orientam os lojistas em alterações nos seus planogramas.

Mesmo pequenos empreendedores, que não possuem um departamento de marketing, devem levar o planograma em consideração — afinal, com ele, o produto ganha visibilidade e o trabalho de reposição fica organizado.

Ao entrar em uma loja, o consumidor pode ficar confuso com tantas opções e é por esse motivo que o empresário deve fazer de tudo para facilitar suas escolhas. A distribuição e a organização dos produtos devem ter como meta a melhora da experiência do cliente, além da conversão de sua visita em vendas. E isso é facilitado com o uso de um planograma.

Agora que você já sabe o que é um planograma, não deixe de entender como um atendimento premium pode elevar suas vendas. E conheça as melhores ferramentas para ajudar na gestão do seu negócio.

Deixe o seu comentário: