mar 16
estrategia

LOJA FÍSICA X LOJA VIRTUAL

 

Ao colocarmos na ponta do lápis, o que será que compensa mais:

manter uma loja física ou partir para o e-commerce?

 

Se você está pensando em se lançar no varejo, certamente tem se perguntado qual desses dois modelos de negócio – loja física ou loja virtual – vai oferecer o melhor retorno em vendas para o seu investimento inicial. Bem, você não é o único! Afinal, a expansão do modelo de e-commerce é um dado consolidado da atualidade – o que o torna uma opção tentadora, não é mesmo?

 

VANTAGENS DA LOJA VIRTUAL
(E-COMMERCE)

 

Shopping online use credit card to pay online.Vintage tone, Retro filter effect. Business online shopping and sale concept .

 

Isso acontece porque o e-commerce é um modelo de negócio que oferece benefícios claros tanto para os empresários, quanto para os seus consumidores. Por um lado, ao optar pelo investimento em uma loja virtual, o lojista será capaz de já reduzir o valor inicial necessário para colocar o seu negócio em funcionamento: gastos com locação de imóvel em boa localização, reforma do imóvel e custos prediais em geral deixam de ser uma preocupação.

 

Além disso, o mesmo lojista terá a sua disposição uma série de ferramentas virtuais que, quando associadas à boas práticas de gestão da página da loja, vão permitir alcançar uma projeção muito maior da sua marca. Quando bem conduzida, a solução e-commerce favorece uma maior captação de leads através da integração da página da loja com recursos como redes sociais e blogs. Finalmente, mas não menos importante, uma loja virtual vai possibilitar ao empresário realizar a venda de seus produtos e serviços à pessoas de qualquer localidade, abrindo as portas para a expansão de seus negócios para todo o mundo.

 

Por outro lado, também seus clientes se beneficiam pela opção de abertura de uma loja virtual.  Entre os fatores que tem justificado uma migração cada vez maior para as compras online estão a comodidade na realização da compra, que muitas vezes pode ser feita até pelo smartphone, e a facilidade na hora de comparar os produtos oferecidos e os preços praticados por diversas lojas.

 

VANTAGENS DA LOJA FÍSICA (PDV)

 

175233-ow4fm1-888

 

Mas, e a loja física, como fica? Será que todas essas vantagens que a loja digital oferece são suficientes para pautar a sua decisão na hora de se lançar no varejo? E a nossa resposta é: NÃO.

Antes de se decidir por partir para o e-commerce, considere que, apesar de demandar um investimento inicial bem maior, a loja física também oferece uma série de benefícios únicos.

 

Para começar, o seu ponto de venda oferece uma referência física de onde encontrar a sua marca na cidade: o que, pode até parecer pouco, mas oferece segurança para os clientes que não se sentem assim tão confortáveis para comprar na internet. Para além dos receios com segurança nas compras online, esses clientes têm em vista aquele fator humano na relação de venda no PDV (Ponto de Venda) – algo que a venda online ainda não consegue suprir completamente.

 

Além disso, ao realizar a compra em uma loja física, seus consumidores também estão buscando facilidades como pronta entrega (sem custo ou prazos adicionais) e agilidade na troca de produtos.

 

Finalmente, uma loja física leva a sua relação com os consumidores da região para um outro nível, mais pessoal: existe espaço para o estabelecimento de uma relação de longo prazo (ou seja, fidelização) facilitada pela criação de vínculos com a sua equipe de vendas. Vale lembrar que, por mais que o digital esteja conquistando cada vez mais espaço e força, toda relação de vendas ainda é, essencialmente, uma relação entre pessoas.

 

E AGORA: LOJA FÍSICA OU LOJA VIRTUAL?

 

Talvez a melhor resposta a esta pergunta seja: por que não loja física & loja virtual? Afinal, elas não são opções mutuamente excludentes, muito pelo contrário!

 

Ao optar por um modelo híbrido de varejo, você, empresário, conseguirá oferecer ao seu consumidor o melhor desses dois modelos de negócio, PDV e e-commerce. O seu cliente poderá contar com toda a facilidade de ir até a sua loja física para conhecer os seus produtos – experimentar, olhar, tocar – sem perder a comodidade de poder concluir a compra pela internet.

 

Da mesma forma, ele poderá realizar a compra do conforto de casa e optar por retirar o produto em loja – um atrativo, visto que possibilita a economia da taxa de frete. Se houver a necessidade de troca, o seu cliente saberá exatamente onde ir para agilizar todo esse processo – sem precisar perder tempo indo até uma agência dos correios, por exemplo.

 

Do ponto de vista de projeção da sua marca, a opção pelo modelo híbrido de varejo traz também muitos benefícios. Será possível investir em anúncios pagos em buscadores e redes sociais, re-direcionando os novos leads diretamente para a página da sua loja. Da mesma forma, todo o conteúdo produzido no viés do marketing poderá ser divulgado através de perfis de rede social e blogs vinculados ao site da sua empresa – fortalecendo os vínculos do cliente com a marca e atuando em favor da fidelização do seu consumidor.

 

Ei, psiu! Não vai embora ainda não! Conta para a gente aqui nos comentários: qual o modelo da sua preferência – loja física ou virtual?

 

Deixe o seu comentário: