ago 19
venda-mais-relacionamento-com-o-cliente

Entenda como expor os produtos da sua loja e aumentar suas vendas

Planejar adequadamente os pontos de venda (PDV), contar com um bom time de colaboradores capacitados e, é claro, oferecer bons produtos: esses fatores são a chave para poder conquistar mais e mais clientes. Porém, para realmente favorecer as vendas e proporcionar uma boa experiência de compra, é necessário aliar essas ideias a uma boa organização.

Você não sabe como expor os produtos? Fique por dentro das nossas dicas para arrumar suas mercadorias na loja e melhorar os resultados das suas vendas.

Como expor os produtos dentro da loja?

Para um melhor desempenho das vendas, é preciso levar em consideração o comportamento dos seus clientes. Para adquirir determinado produto, provavelmente a pessoa precisará percorrer corredores e lançar o olhar por áreas específicas. Portanto, para a mercadoria ser vendida, ela deve estar visível e expostas em um local de fácil acesso.

Seus produtos na prateleira

A lógica da exposição dos produtos pode ser definida de acordo com diferentes fatores: por preço, aplicação, marca, tipo, finalidade e público a que se destina, por exemplo. Quando os produtos são organizados por categorias, os clientes são atraídos pelo impacto visual causado pelas diferentes cores, tamanhos e formas das peças.

A exposição pode ser lateral ou frontal: a exposição lateral valoriza produtos com tonalidades de cores variadas e destaca detalhes presentes nos lados das peças. Já a exposição frontal da peça valoriza estampas e aplicações na parte da frente, quando colocada numa coordenação de cores na parede, o produto se destaca e é percebido facilmente pelo cliente!

Entenda_ como_expor_ os_ produtos_ da_ sua_ loja_ e_aumentar_ suas_ vendas_1

Seus produtos nas bandejas

É importante que a apresentação dos produtos em bandejas seja feita pela parte inferior da gôndola. Itens de cores diferentes devem ser verticalizados para facilitar a escolha do cliente.

A ideia é válida para exposição de peças soltas, como vestuário íntimo e meias, por exemplo, e outros objetos que tenham grande saída e permitam fácil acesso aos clientes.

Seus produtos em ganchos

Os objetos expostos nos ganchos devem estar dispostos de modo que não mostrem o fundo da gôndola. No caso de haver cores diferentes, é interessante verticalizar as tonalidades para facilitar a percepção e a escolha de quem as vê.

Entenda_ como_expor_ os_ produtos_ da_ sua_ loja_ e_aumentar_ suas_ vendas_4

Além disso, deve-se respeitar o prazo de validade — produtos com a data de expiração mais próxima precisam estar sempre à frente dos demais. O expediente é importante, sobretudo, para pequenos artigos que vêm em embalagens perfuradas e são dispostas em fila, como itens de cosmética (batons, esmaltes, maquiagem), cintos, acessórios, meias e outros.

Seus produtos em cestos

Uma dica importante: a partir da parte inferior da gôndola, é considerável colocar até seis cestos a uma altura máxima de 1,60 m. Pode-se colocar uma bandeja sobre o último cesto e assentar caixas fechadas sobre a bandeja.

Também uma boa solução para peças soltas e itens que não tenham embalagem ou venham fora de caixas e invólucros.

Seus produtos em pallets

O pallet é muito usado na exposição de produtos em caixas ou naqueles formatos que possam ser empilhados. Mas tome cuidado: o empilhamento de produtos não pode ultrapassar 1,20 m. Nesse caso, também seria interessante a colocação de cartazes de avisos e promoções.

A solução é ótima para a venda de grandes volumes de produtos em caixas, com muitas peças de roupas, por exemplo.

Qual a melhor iluminação para as gôndolas?

A iluminação deve ser estratégica, diferenciando a sua loja das dos concorrentes e destacando as áreas internas das demais. A luz é capaz de direcionar o olhar dos clientes, além de servir como uma descompressão: por meio do jogo de iluminação, a clientela pode sentir que passou de um ambiente para outro. Uma boa iluminação pode variar por área ou seção da loja e não deve jamais induzir o cliente ao erro.

Qual a melhor área de exposição para os produtos?

A área mais nobre da gôndola para a organização dos produtos é a parte central e superior. Isso porque está em uma posição privilegiada do campo de visão do cliente e, portanto, será a primeira parte vista por ele. Para vender mais, é interessante tirar proveito dessas áreas e colocar ali os itens de maior valor.

E então, gostou do post? Quer saber mais sobre como expor adequadamente seus produtos e aumentar suas vendas? Assine agora mesmo a nossa  newsletter e não perca novas ideias e informes do mercado!