set 12
entenda-_como_-elaborar-_um_-planejamento-_estrategico_-de_-vendas_1

Entenda como elaborar um planejamento estratégico de vendas

Elaborar um bom planejamento estratégico de vendas é a chave para manter uma empresa lucrativa mesmo em períodos mais conturbados, como o que vive o Brasil agora. Afinal, quando o poder de compra diminui, muitas empresas despreparadas são flagradas e têm seus pontos fracos expostos.

Por isso, é muito importante que o planejamento de vendas esteja alinhado ao mercado para evitar grandes prejuízos ao negócio. Aprenda no post de hoje como elaborar um planejamento estratégico de vendas impecável.

Comece seu planejamento de vendas agora!

Qual é o melhor momento para começar a preparar um planejamento eficiente de vendas? Muitos dizem que é o final do ano. No entanto, se você pretende começar a pensar nisso apenas em dezembro, talvez seja tarde demais e o seu próximo ano já esteja começando em risco.

O melhor momento para começar é agora — não amanhã. Os seus problemas relacionados ao departamento de vendas precisam ser analisados em intervalos menores de tempo para que o seu planejamento futuro seja baseado nos dados mais específicos do seu negócio.

Inclusive, uma excelente prática é realizar o planejamento de ações para aumentar as vendas levando em consideração as datas comemorativas. Pense em todas as estratégias que você pode fazer para vender mais no Natal, no Dia das Mães, Dia dos Namorados e no Dia das Crianças, por exemplo.

entenda-_como_-elaborar-_um_-planejamento-_estrategico_-de_-vendas_2

Monte um calendário para que você tenha o controle exato das ações que precisa organizar durante o ano inteiro. Isso ajuda a estabelecer uma ordem de prioridades para que todos os processos sejam desenvolvidos de maneira eficiente.

Qual a importância da análise das vendas?

Analise a fundo os seus números — eles nunca mentem. Veja com detalhes quais os meses ou trimestres que são mais propícios ao aumento de vendas e quais produtos ou serviços têm mais saída a cada período.

Com base nessa análise, é possível traçar metas, objetivos, estratégias, contratar novas ferramentas e garantir formas para otimizar as possibilidades de aumento de vendas.

Qual deve ser o foco do planejamento estratégico de vendas?

O seu planejamento estratégico de vendas deve ser totalmente focado no cliente. Pergunte a si mesmo: quais são os anseios e desejos dos seus clientes? Como sua empresa pode oferecer produtos ou serviços que vão ao encontro desses desejos e dessas necessidades?

Faça uma pesquisa de campo se for preciso, pergunte aos seus clientes o que eles esperam da sua loja e, com base nessas respostas, trace uma nova estratégia de vendas. É importante ter em mente que a melhor maneira de alcançar esses consumidores é compreendendo o que eles esperam de você.

entenda-_como_-elaborar-_um_-planejamento-_estrategico_-de_-vendas_3

Como deve ser a definição dos valores dos produtos?

O valor dos seus produtos interfere diretamente em seu planejamento estratégico de vendas. Definir um valor muito acima do mercado é segmentar automaticamente o seu público e posicionar a sua loja em um mercado específico.

Mas, depois de estipular os preços, eu posso mudá-los? Sem dúvida! Essa ação pode ser feita, mas apenas se houver uma visão estratégica por detrás para que a alteração não responda apenas aos movimentos do mercado. É preciso compreender o cenário como um todo.

Vale a pena estar sempre de olho na concorrência direta do seu segmento, pois, se eles estão mudando seus preços e formas de vender, isso pode significar algo: o seu mercado pode estar mudando e você deve acompanhar tudo isso.

Gostou do post? Quer outras dicas para melhorar o seu negócio? Baixe nosso e-book com 21 dicas para aumentar a lucratividade da sua loja

Veja- 8 -excelentes- dicas- para- otimizar- o- ponto- de- venda-6

Deixe o seu comentário: