fev 14
venda-mais-relacionamento-com-o-cliente

Como aumentar as vendas através do pós-venda?

Imagine a seguinte situação: o cliente entra na loja, olha tudo, às vezes até experimenta uma roupa ou separa um produto, mas desiste da compra. Você se identifica com esse cenário? Já se questionou o que o faz ir embora de mãos vazias? Talvez a resposta esteja em um processo muito simples, mas várias vezes deixado de lado pelos lojistas: a maneira como você se relaciona com os consumidores.

Falar em relacionamento é falar em ocupar um espaço não apenas na cabeça do cliente, mas, principalmente, no coração do consumidor, de tal forma que quando ele necessitar de um produto ou serviço não tenha dúvidas a quem procurar. A satisfação do consumidor é o que determinará a sua fidelização, e, claro, a reputação do seu negócio.

Manter um cliente antigo é 7 vezes mais barato do que conquistar um novo.

E quer saber o melhor? De acordo com o site americano Kissmetrics manter um cliente antigo é 7 vezes mais barato do que conquistar um novo. Então se você deseja entender mais sobre como investir em um pós-venda mais eficaz para seus clientes, fique ligado nesse post especial que preparamos para você.

retenha-seus-clientes-e-venda-mais

Conheça o seu cliente

Independente do seu ramo de negócio, manter um pós-venda é indispensável para quem deseja ampliar a empatia com os clientes conquistados ou despertar o interesse de consumidores em potencial para os valores da empresa, posicionado a sua marca na vida do público-alvo. Um pós-venda é responsável por desenvolver ações com o objetivo de envolver o consumidor, fazendo com que o seu negócio se torne único na vida do cliente, visando sempre a aproximação.

Ou seja, relacionar-se com os clientes significa criar um valor superior à satisfação pelo uso de um produto ou um serviço. Clientes satisfeitos associam à empresa e sua marca sentimentos positivos e fortalecedores e passam a considerar a marca parte de suas vidas.

Dica: Manter os dados dos clientes sempre atualizados vai facilitar a sua vida na hora de realizar o pós-venda. Você pode iniciar com um registro simples contendo “Nome, Telefone e e-mail” e futuramente um registro mais completo contendo outros dados relevantes para o tipo de campanha que desejar realizar.

conheça-seus-clientes-e-venda-mais

Esteja presente nos locais onde seus usuários frequentam

Um dos aspectos mais interessantes das ações de pós-venda é que ela se encaixa em diversos meios de comunicação com o cliente, seja via mala-direta, mídias sociais, grupos segmentados, e-mail e até mesmo por aparelhos celulares através de SMS.

Com o crescimento acelerado de usuários de aparelhos móveis no Brasil e no mundo, as mensagens SMS se tornaram um dos canais com melhor custo X benefício para criar relacionamento com seus consumidores.

Estruturando uma ação de pós-venda

Antes de pensar em uma campanha é preciso obter os contatos do público-alvo e dos clientes antigos. A partir de um número de telefone já é possível apresentar sua campanha às pessoas.

Outro ponto relevante da campanha de relacionamento é diferenciar as pessoas com base nos critérios que forem interessantes para o seu negócio. Se for importante filtrar somente os clientes que moram na região sul da cidade, ou que compraram um produto X, acima de 30 anos, por exemplo, rapidamente você segmenta o público que deseja para realizar uma abordagem customizada.

Com o SIXDOO, por exemplo, é possível organizar todas as informações de compras e dados dos clientes para se criar uma campanha de forma rápida e automatizada. Você lança os dados no sistema e ele faz o resto.

estrutura-de-campanha-de-relacionamento

Quais estratégias utilizar em uma ação de pós-venda?

Desconto progressivo

Lojas de roupas podem usar a estratégia. A mecânica é simples, o cliente começa a ganhar desconto a partir do segundo produto comprado e você pode determinar até onde ele vai e qual será o valor aplicado em cada mercadoria. Essa estratégia é boa para vender produtos relacionados, aumentado o tíquete médio.

Bônus para próxima visita

Esse modelo é indicado como um passo para a fidelização de clientes. Muitas lojas costumam usá-lo. É fácil, você oferece ao seu cliente, após a compra, um cupom de desconto que poderá ser utilizado na próxima visita.

Promoções exclusivas

Ofereça descontos para uma fatia de clientes. Pode ser, por exemplo, àqueles que seguem sua loja nas redes sociais, aniversariantes do dia (para isso, envie um SMS avisando) ou os clientes mais assíduos e fiéis.

Liquidação e descontos

Para quem quer liquidar e abrir espaço no estoque, aumentar o número de vendas e atrair novos compradores (mesmo que não sejam clientes recorrentes e fiéis), o desconto é um ótimo chamariz. O sinal “%” faz brilhar os olhos do consumidor.

Lembrando que se a sua empresa deseja atrair mais clientes é fundamental que ela não se esqueça dos clientes que já possui. O esforço em manter os clientes é, antes de tudo, um investimento que irá garantir aumento das vendas e redução das despesas.

Agora que você já sabe que as estratégias de relacionamento ajudam sua loja a vender mais, que tal adotar uma solução como essa?  O SIXDOO proporciona uma maneira fácil e profissional de registrar informações de seus consumidores, tanto os compradores, quanto aqueles que apenas visitam, para trazê-los de volta a sua loja. Cadastre os produtos que seu consumidor tem interesse, avise-o de promoções e chegada de novas mercadorias, tudo muito simples, automático e descomplicado.

Experimente gratuitamente e ainda ganhe 40 SMS!

Fontes: Pequenas Empresas, Grandes Negócios; Revista Exame; Revista W; Mundo do Marketing; Agendor.

Deixe o seu comentário: