mar 15
estrategia

Ações de sucesso para o seu negócio

 

Todos sabemos que o início do ano é sempre aquele sufoco, pois todas as contas se acumulam para esse período e consequentemente sobra pouco dinheiro para comprar qualquer coisa. Mas tenha calma! É nessa hora que as oportunidades chegam e é de extrema importância aproveitar a chance de se destacar no mercado com diferenciais que podem mudar todo o quadro financeiro do seu estabelecimento.

 

composite of hand drawing business plan graphic

 

Ainda com dúvida de que seja a melhor hora? O começo do ano é um período em que a baixa conversão de vendas é campeã de mercado, é nessa hora que a visão estratégica deve aparecer para aumentar a sua conversão.

Por isso preparamos essa matéria para te ajudar a aproveitar esse período para que sua equipe gere mais resultados. Vamos nessa?

 

Ações a longo, médio e curto prazo!

Aqui vão algumas ações que devem ser feitas ao longo dos anos e que não podem ser deixadas de lado em momento nenhum, pois quando chegar a época de oportunidades e elas estarão lá, você não vai estar preparado para vender e tão pouco faturar.

 

Hands of businesswoman sitting at table with documents and using laptop in office

 

 

#1 Construa Valor

Primeiro de tudo e o mais importante, construa valor para o seu negócio, de nada adianta ações promocionais, descontos e brindes, se o cliente não vê no seu negócio a solução que ele precisa e acima de tudo não confiar na solução apresentada.

 

Mas como construir essa confiança?

 

Já parou para pensar em como grandes marcas se tornaram sinônimos de referência? Elas conseguiram esse feito por conseguirem entregar o que prometem, com muito orgulho do produto ou serviço oferecido e não só isso, elas conseguiram transferir sentimento para o consumidor, desta forma ao ouvir uma música, sentir aromas e sabores ou sentir no tato alguma textura, além de identificar visualmente algum elemento que remeta a lembrança da sua marca.

Desta forma, inovando e encantando, através da satisfação que o consumidor encontra em comprar o seu produto ou serviço de acordo com as suas expectativas, é possível conquistar a confiança do seu cliente perante as suas necessidades.

Mas claro que isso é uma ação a LONGO PRAZO, então não deixe ela de lado ok?

 

 

 

#2 Melhore a experiência do seu consumidor

Você já ouviu falar em jornada do cliente? Levando em conta os pontos do primeiro tópico, depois da construção da marca conquistando a confiança dos seus clientes é indispensável oferecer uma ótima experiência para o seu consumidor e com isso podemos ver os resultados a MÉDIO PRAZO.

Desde o primeiro contato até a hora da compra fechada, é necessário entender o que o cliente espera de você e da sua marca e nesse cenário é crucial que ele não tenha uma experiência negativa, caso contrário, todo o trabalho feito de construção de marca, marketing e relacionamento com o seu cliente estará perdido.

Entender sobre a jornada do cliente é fácil, mas muitas vezes colocar em prática é difícil, pois também está relacionada com a jornada de vendas de um negócio, alguns pontos que podem e devem ser levados em consideração são:

• Descoberta: esse é o ponto em que o seu cliente descobre uma possível oportunidade de compra, porém ele ainda não decidiu se é aquilo o que ele quer, é nesta fase que precisamos tomar cuidado para não o espantar e uma dica super importante e de fácil aplicação seria enviando uma simples mensagem para lembrá-lo daquele produto ou serviço e talvez oferecendo alguma vantagem para que ele finalize a compra.

• Oportunidade: a partir do momento que o cliente identifica uma necessidade, o próximo passo que ele vai fazer é a de pesquisa de mercado para saber qual será a melhor opção de compra.

• Reconhecimento: essa é a hora de oferecer o produto certo e no momento certo, ou seja, é imprescindível que você identifique esta etapa em que o cliente está, pois é nela que o seu time de vendas irá ajudar o cliente a tomar a melhor decisão.

• Fechamento: esta é a hora de assumir uma estratégia mais agressiva, pois o seu possível cliente já sabe qual é a sua necessidade, já pesquisou sobre diversos concorrentes além do seu negócio e bem provavelmente já entrou em contato com alguém do seu time.

Esse é o motivo pelo qual o seu time de vendas e marketing devem trabalhar em conjunto e criar um senso de urgência e solução do problema, para que ele compre o que o seu negócio oferece.

• Decisão: o cliente escolheu o seu negócio pois já tem a ideia formada, mas além de apenas vender é de suma importância mostrar vantagens ou diferenciais para ele fechar com você agora e melhor ainda, dar um motivo para que ele queira voltar a comprar com você, pois a venda não termina apenas no fechamento, entendeu?

 

 

 

#3 Crie um senso de urgência

Seguindo a ideia de criar um senso de urgência citado no tópico anterior, esta é uma das ações de CURTO PRAZO, datas comemorativas por exemplos, são ótimos gatilhos para criar ações de urgência, pois depois de ter criado a sua identidade de marca e melhorar a sua experiência com o cliente, é claro que em datas como essa o seu negócio será a primeira escolha de compra do seu cliente.

Mas não se engane, quem não é visto não é lembrado, então quando surgirem estas datas o melhor a se fazer é criar uma campanha irresistível de ignorar, pois é nesse momento que o consumidor irá comprar por impulso, tanto aqueles que já compraram, quanto aqueles que ainda não compraram e faltava aquele empurrão para a tomada de decisão.

E ninguém melhor do que você para decidir quais produtos mais vendem certo? Errado! É a sua plataforma de gestão de relacionamento que vai dizer com precisão quais são os produtos mais vendidos, os mais procurados e que você não possui e os menos vendidos e que estão parados no estoque, entre outras métricas.

Tendo em mãos essas informações, você pode pensar em estratégias rápidas e que sejam eficazes na venda.

Exemplos de ações de venda:

• Ana, você é a nossa cliente VIP e estamos passando para lembrar que você terá 50% de desconto em qualquer compra feita em nossa loja!

• João, você já conhece o nosso novo serviço? Acesse a nossa página pagina.com.br e registre-se para ganhar um super presente feito para você!

• Letícia aviso importante! Lembre-se que o seu retorno para a consulta é amanhã as 15h :)

• Pedro vimos que você abandonou o seu carrinho de compras. Não desista da gente. Utilize o código 155GFD7 e receba 30% de desconto fechando a sua compra hoje!

 

Ei, psiu! Não vai embora ainda não! Se você gostou dessa matéria acreditamos que irá gostar de ler sobre 4 erros terríveis que você pode estar cometendo com as suas vendas, vamos nessa?

 

Deixe o seu comentário: