jul 25
5-ferramentas-de-marketing-indispensaveis-para-sua-empresa-1

5 ferramentas de marketing indispensáveis para sua empresa

O marketing é uma área que cresce cada vez mais dentro das empresas e, com o passar do tempo, vem ganhando formas, conceitos e a criação das chamadas ferramentas de marketing. Mais quais ferramentas devo usar? Quanto vou precisar investir? Qual o benefício disso? Nenhum delas fará milagre se for implementada erroneamente e fora do conceito estratégico da empresa.

Acompanhe este artigo e veja quais as ferramentas de marketing que não podem faltar na sua empresa!

Matriz SWOT

A análise SWOT, ou FOFA em português, é uma das melhores ferramentas estratégicas para que você possa identificar e visualizar de forma mais ampla o cenário geral em que a sua loja está inserida.

Através dela sua empresa passa a conhecer melhor os quatro pilares essenciais que vão guiar o desenvolvimento de todo o seu planejamento e das suas ações ao longo do ano. Este quatro pontos são: Força, Fraqueza, Oportunidades e Ameaças. Essas áreas são separadas entre análise interna (forças e fraquezas) e análise externa (oportunidades e ameaças). A tarefa principal é levantar o maior número possível de itens para cada área. Quanto mais completo for esse levantamento, mais precisa será a análise e melhores são as chances de desenvolver soluções eficazes. Ao combinar as análises do ambiente interno e externo, você passa a ter em mãos um diagnóstico detalhado de situação atual do seu comércio e das oportunidades e ameaças que vêm por aí. Assim, a empresa pode se preparar para o futuro com suporte de um estudo que provém informações cruciais para a tomada de decisões na empresa e elaboração de um planejamento estratégico.

Algumas dicas para a sua análise!

Seja realista

Mascarar a realidade só irá prejudicar a sua empresa. O foco deve estar na realidade e não em como seria “o negócio ideal”.

Seja objetivo

Explique em poucas palavras cada ponto, se necessário.

Evite listas muito longas

Priorize os pontos por relevância para o negócio.

Mescle panoramas

Combine com outras metodologias de análise de cenário e diagnóstico, assim você terá resultados complementares para tornar sua estratégia mais assertiva.

Benchmarking

Ferramenta para analisar o mercado em geral, assim como seus concorrentes, a fim de identificar o que essas empresas estão fazendo de positivo para seu público-alvo e que você possa realizar também, adaptando ao estilo da sua empresa.

5-ferramentas-de-marketing-indispensaveis-para-sua-empresa-2

Fique tranquilo, isso é totalmente legal. Lembra-se da frase: “Na arte, nada se cria, tudo se copia”? É mais ou menos disso que trata o benchmarking, que sempre aconteceu e apenas vem ganhar formato e técnicas de execução.

CRM

Talvez a principal de todas as ferramentas de marketing, o CRM consiste em um banco de dados com o registro de todos os clientes, histórico de conversas e compras e dados cadastrais como telefone, e-mail, etc. Ações de fidelização, como aniversário de clientes, podem ser realizadas a partir de informações retiradas do CRM.

O CRM vai muito além de um simples banco de dados, pois fornece relatórios de vendas, negócios perdidos e produtividade da equipe de vendedores. Essa ferramenta estabelece também os procedimentos comerciais e acompanhamento das etapas do seu funil de vendas. Se sua empresa está com dificuldade em vender mais, talvez a solução não esteja no vendedor ou no produto, mas na falta de uma excelente ferramenta como esta.

SMS

Estamos no século XXI, momento em que o SMS não pode estar fora das ferramentas de marketing. Todo cliente tem pelo menos um número de celular registrado, e milhões utilizam seus smartphones para realizar diversos tipos de serviços. Por isso, uma boa estratégia é aproveitar desses canais em que seus consumidores estão constantemente.

5-ferramentas-de-marketing-indispensaveis-para-sua-empresa-3

Várias ações, como anúncios, promoções, cupons, descontos, podem encontrar centenas de consumidores por meio de campanhas de SMS – uma ferramenta que, além disso, proporciona um relacionamento mais próximo com seu público-alvo. É a oportunidade de assegurar um diálogo mais eficiente e pessoal com seus clientes.

Pesquisa de mercado

É sempre importante estar antenado no que acontece no seu mercado e tentar ouvir as pessoas que compram de você. Por isso, realizar de forma estruturada e organizada uma pesquisa de mercado pode trazer grandes resultados para sua empresa. Além de descobrir novos serviços que seus clientes necessitam, por meio da pesquisa, você pode descobrir onde precisa melhorar nos produtos e nos serviços já existentes.

Está percebendo como as ferramentas se complementam? A promoção pode ser feita pela internet, usando o e-mail dos clientes que estão registrados no seu CRM. Essas ferramentas de marketing são as primeiras que você precisa implementar na sua empresa, e logo os resultados vão aparecer.

Gostou dessas dicas? Agora é detalhar um pouco sobre cada uma para implementar de maneira correta. Você pode obter mais informações sobre como melhorar suas vendas, através no nosso e-Book. Nele, você encontra 21 dicas para aumentar a lucratividade da sua loja com campanhas de vendas.

e-book_aumente_a_lucratividade

Curta também nossa página no Facebook e acompanhe os próximos posts!

  1. Adorei tua lista! Enxuta e super objetiva. Destes 5, arrisco dizer que o CRM é meu favorito – e o que eu uso há mais tempo também. Aliás, recentemente criei minha própria lista com as minha ferramentas favoritas. Acho que pode ser bem útil pro teu público: https://seocomprovado.com/ferramentas/

    Abraços!

    • SIXDOO
      abril 2nd

      Obrigada Eduardo, iremos olhar com carinho a sua lista de ferramentas, a princípio parece ser bem interessante, se possível iremos aplicar algumas estratégias e te damos um retorno! :)

  2. Pingback: 6 benefícios de investir em um contador de fluxo para o seu negócio

Deixe o seu comentário: