mar 19
cliente

5 dicas simples para conhecer melhor o seu cliente, e em menos tempo!

 

Em tempos de Internet, a concorrência está cada vez mais acirrada: justamente por isso, conhecer bem o seu cliente é a chave para garantir que a sua empresa venda sempre mais e melhor!

 

Vamos falar francamente: os tempos em que a sua empresa competia apenas com a loja do outro lado da rua ou, quando muito, com algum centro comercial vizinho, já viraram história. Eles fazem parte de um passado no qual o seu público estava garantido apenas pela localização da sua loja. Hoje as coisas não são mais tão simples…

 

A expansão do acesso à Internet e a popularização dos dispositivos móveis – do tipo smartphones e tablets – colocou ao alcance das mãos de seus antigos consumidores as ofertas de varejistas de todo o país, e além. Sites de varejo online global, nos moldes de uma Amazon ou de um AliExpress, já representam uma concorrência real aos varejistas locais, por oferecerem uma alta variedade de produtos à preços acessíveis e com entrega global.

 

Conhecer o seu cliente: por que vale a pena investir nessa idéia?

 

ideia-artigo-01 

 

Essas mudanças no mercado global são ao mesmo tempo um reflexo e um motivador de novos hábitos de consumo e de determinadas mudanças na mentalidade de seus clientes. Entender a forma como esses seus consumidores pensam e quais são seus hábitos de consumo vai permitir que você adeque as estratégias de vendas da sua empresa.

 

A grande vantagem por trás dessa reorientação e reformulação do seu discurso de vendas, de suas ações de divulgação, de suas estratégias comerciais, de forma geral está nos resultados que serão obtidos. Afinal, com toda certeza, uma estratégia melhor orientada e com foco no cliente se traduzirá em uma alta nas taxas de conversão em vendas da sua empresa.

 

Pelas mesmas razões, pode-se esperar ainda uma maior taxa de fidelização de consumidores. E isso porque a sua empresa estará mais aberta para ouvir e atender as expectativas, desejos e necessidades dos leads e potenciais clientes que chegarem até o seu negócio. Consequentemente, essa readequação com foco no cliente terá forte impacto tanto nas suas vendas, quanto na projeção da sua marca no mercado – graças ao famoso “boca a boca”, ou marketing espontâneo.

Para colocar de forma mais simples, conhecer o cliente é peça fundamental para o sucesso de qualquer empresa – e isso é um fato. O grande desafio que se apresenta é: como conseguir conhecer melhor o seu cliente? E, como conseguir fazer isso da forma mais simples, rápida e eficiente possível?

 

Para te ajudar nesse processo, elencamos a seguir algumas dicas que certamente virão a calhar. Não deixe de conferir!

 

As melhores práticas para conhecer o seu cliente

 

Defina seu público-alvo

Tenha clareza sobre quem são as pessoas a quem se destinam os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa.Faça o levantamento dos dados demográficos do segmento de mercado que você pretende atingir. Leve em consideração que dados como faixa etária, gênero, renda e classe social vão servir de base tanto na hora de definir os preços praticados pela sua empresa, quanto no momento de preparar e adequar ao seu público-alvo as ações de divulgação ou marketing da sua marca.

 

Conheça o perfil de seu não-cliente

Nem toda pessoa que acessar a página da sua empresa, ou que entrar pela porta da sua loja, poderá ser considerado um cliente potencial.Saber identificar aqueles contatos que não têm o perfil para de fato realizar a compra no seu estabelecimento vai poupar tempo e recursos à sua equipe de vendas.

 

Descubra como o cliente chegou até você

Foi por indicação de algum amigo? Trata-se de um cliente de longa data? Foi atraído por alguma campanha de promoção de vendas? Ou, ainda, descobriu a marca graças à anúncios pagos – do tipo Google AdWords, Facebook Ads, anúncios em revistas, outdoors, e outros?Ao investigar como o cliente chegou até a sua empresa, você poderá descobrir quais as estratégias de marketing que estão se provando mais efetivas na hora de atingir o seu público-alvo. Utilize essas informações para definir quais investimentos em marketing oferecerão maior retorno em vendas, quando considerado o seu público específico.

 

Mantenha um histórico do relacionamento do cliente com a sua marca

O que o seu cliente normalmente busca quando vai até a sua loja (física ou virtual)?Considere que, se você não sabe o que o seu cliente está buscando, como é que vai saber qual produto ou serviço deve oferecer para atraí-lo até a loja novamente? Manter um histórico de compras passadas e um cadastro de clientes vai ser decisivo para orientar suas ações de marketing direcionado a cada cliente, do tipo email marketing. Além disso, conhecer os hábitos de consumo do cliente possibilita mostrar que a sua loja realmente se importa com a individualidade de cada consumidor – e que não o reduz a apenas um número.

 

Possua perfis ativos nas redes sociais

O processo de vendas tem muito em comum com qualquer outro relacionamento humano. Em outras palavras: você precisa se comunicar com o seu cliente se quiser conquistar a venda.Uma boa forma de fazer isso é através de perfis ativos em redes sociais, como Twitter e Facebook. Utilize esses espaços para expor a identidade da marca, através da publicação de conteúdos que tenham relevância para o seu consumidor. Vá além: interaja – sempre de forma positiva – com os potenciais clientes que comentarem em suas publicações. Essa é uma das maneiras de facilitar o processo de identificação dos clientes com a marca, além de possibilitar que você, empresário, entenda melhor as expectativas e mesmo as insatisfações de seus clientes, readequando os seus serviços.

 

Ei, psiu! Não vá embora ainda não! Conta para a gente aqui nos comentários: quais as técnicas que a sua empresa utiliza para conhecer melhor os seus consumidores? Elas têm sido eficazes?

 

Deixe o seu comentário: