dez 19
vender-mais-natal

5 Dicas Para Aumentar Suas Vendas no Natal

As vendas no natal são aguardadas por grande parte do comércio. A maioria dos segmentos sofre impacto desse importante momento do ano, que representa a principal data comercial do mercado.

O único problema é que muitos negócios não se preparam para esse evento. O aumento do fluxo de clientes é tratado como natural e as lojas deixam de aproveitar todo o potencial de venda disponível por falta de um planejamento mais cuidadoso.

Hoje veremos 5 dicas para ajudá-lo a aumentar as vendas no Natal, aproveitando tudo o que a data tem a oferecer.

Invista em Uma Campanha Robusta de Comunicação

O primeiro aspecto, e talvez o mais óbvio, é a estratégia de comunicação que seu negócio utilizará. É importante saber exatamente as ações para se conectar com seus clientes usuais, prospectos e novos clientes. Todos serão importantes para otimizar suas vendas. Manter um cadastro de clientes nessa época é uma ótima dica!

É importante definir efetivamente os canais (e-mail, telefone, redes sociais, mensagens…), o conteúdo e o cronograma de abordagem. Os três aspectos são essenciais para criar relevância para o público, portanto, lembre-se de analisar quais geram mais interações e vendas.

Se você não tiver dados históricos, faça uma análise retrospectiva com sua equipe. Como não há espaço para todas as estratégias disponíveis, se você quiser aumentar suas vendas no Natal terá que explorar aquelas de maior conversão.

— 

Trabalhe o Clima Natalino

Ofertas de Natal não são simples ofertas. Trata-se de um momento que a grande maioria das pessoas trata com seriedade. Sendo assim, a tendência para a ocasião é que elas se sintam atraídas por aquilo que, de alguma forma, deixe-as mais conectadas com a comemoração.

Se quiser aumentar suas vendas do Natal, explore amplamente essa questão. Trabalhe as cores das campanhas, a decoração do estabelecimento, as frases e todos os símbolos possíveis. Por mais que pareçam simples, os gatilhos mentais são ferramentas essenciais ao marketing de qualidade.

natal-vendas-2017

Analise o Histórico de Vendas

Você sabe quais produtos trabalhará em suas ofertas? A melhor forma de defini-los é conhecer o comportamento do seu público. Analise quais são os mais e os menos vendidos, estude as principais buscas de final de ano e as variações de outros momentos comerciais importantes.

Os clientes de qualquer negócio tomam decisões diferenciadas em ocasiões especiais. Boa parte do seu sucesso nas vendas de Natal será baseado em sua capacidade de prever essas decisões. Analise junto de sua equipe quais as principais possibilidades e desenvolva campanhas baseadas nelas.

 —

Faça Ofertas Por Tempo Limitado

Outro importante gatilho mental que pode contribuir com suas vendas no Natal é a urgência. Muitos indivíduos tendem a deixar suas compras para a última hora, a menos que tenham algum incentivo para realiza-las com antecedência.

Muitos negócios já perceberam isso e passaram a colocar marcadores de tempo indicando o fim das promoções. Não tenha receio de explorar a mesma estratégia. Faça boas ofertas, mas coloque um limite de encerramento. Assim, a tendência será de seus clientes recearem perder um bom negócio e anteciparem as compras.

 —

Integre as Áreas

Um aspecto proibido para quem espera aumentar as vendas no Natal são as limitações operacionais. Já imaginou se você fizer uma boa campanha de marketing, mas não manter o controle do  estoque  suficiente para atender à demanda por vendas Ou ainda, se o sistema de entrega escolhido falhar no atendimento dos prazos?

Toda sua estrutura de operações precisa estar preparada para atender as necessidades dos seus clientes. Só assim você garantirá a manutenção do ritmo de vendas e a adaptação a eventuais imprevistos.

Realize previsões sobre o volume de vendas, analise a capacidade de atendimento das áreas, simplifique processos temporariamente se for necessário. O sistema de gestão ERP  que você utiliza pode ajudar muito nesse momento.

Aumentar as Vendas no Natal é Questão de Planejamento

Só porque haverá mais clientes, nada de se acomodar. Aproveite as dicas que deixamos aqui e monte um plano estruturado para o Natal. Lembre-se que a concorrência também é muito grande nessa época do ano e que seu produto disputará espaço com diversas opções não óbvias.

Sendo assim, apesar das grandes oportunidades, mitigue os riscos. Analise os dados, envolva a equipe, invista em marketing de qualidade e prepare sua estrutura operacional. Trata-se de um momento único no ano, faça o melhor por seu negócio.